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Meio de locomoção em Goias - GO

trem de passageiros em Goiás. O vagão que durante muitos anos foi usado para o transporte de passageiros e que hoje está exposto para a visitação pública. E a antiga estação ferroviária de Goiânia. O apogeu, declínio e o triste fim do trem de passageiros em Goiás, um crime que o Imagem relacionadagoverno brasileiro comete ainda hoje em todo o país. Ninguém imaginava, mas os caminhos que os bandeirantes abriram em Goiás e que foram posteriormente usados para a pecuária, ainda teriam muita utilidade. Picadas abertas na mata para a passagem de carros de boi e montarias, posteriormente cederam lugar à estrada de ferro, que passou a ser o meio de transporte mais viável para o sertão goiano, no início do século XX. No dia 24 de março de 1912 foram inaugurados os primeiros 38 quilômetros de estrada de ferro em Goiás. O trecho ligava a estação de Engenheiro Bethout (que ficava na divisa do estado com Minas Gerais) a Goiandira. Este era o meio de locomoção terrestre mais evoluído da época, um verdadeiro show de modernidade em um mundo onde automóveis eram uma raridade e aviões apenas uma notícia de jornal. Mais 62 quilômetros foram inaugurados, entre Goiandira e Ipameri, no dia 10 de dezembro de 1913, e quase um ano depois, em 15 de novembro de 1914, mais 54 quilômetros entre Ipameri e Roncador. Já em 1922 outros 34 quilômetros de linha foram acrescentados, chegando à estação Engenheiro Balduíno e, em 1º de novembro de 1923, 35 foram adicionados até Caraíba. Dez meses depois foi inaugurado o trecho que se estendeu até Vianópolis, totalizando 304 quilômetros de via férrea em Goiás. Nesta estrada circulavam trens de passageiros, de carga e mistos. Eles demoravam cerca de 10 horas no trecho entre Araguari (MG) e Vianópolis. Para a época era um grande avanço, tendo em vista que as locomotivas atingiam 50 quilômetros por hora em determinados locais, um espanto para a época. A velocidade média das viagens era de 29 quilômetros porResultado de imagem para estação central de trem trem goias hora, incluindo as paradas. Os trens mistos, que levavam passageiros e carga, desenvolviam entre 25 e 30 quilômetros por hora e faziam longas pausas nas estações para carregar e descarregar. A estrada de ferro chegou a Anápolis no dia 7 de setembro de 1935 e Goiânia só teve serviços ferroviários em 1951, com a criação da estação ferroviária de Campinas, quando em 25 de janeiro foi inaugurado o trecho de quase 96 quilômetros entre a cidade e Leopoldo de Bulhões. O intuito era que se estendesse esta linha até o Rio Araguaia para incentivar e possibilitar a navegação comercial integrada com a estrada de ferro. O prolongamento entre Goiânia e Trindade foi terraplanado, as obras executadas e mais um percurso concluído. O restante do projeto previa que se chegasse à Serra da Jiboia, localizada em Paraúna. Quando na década de 80 o governador Henrique Santillo quis implantar o metrô de superfície em Goiânia, a estrada de trem no trecho Senador Canedo- Goiânia-Trindade seria o primeiro tronco do sistema metroviário, que nunca saiu do papel. Em 1968 foi inaugurada a estrada de ferro para Brasília, e com isso abriu-se a possibilidade para os trens diretos entre a capital goiana e São Paulo e Belo Horizonte. Eles Resultado de imagem para meio de transporteforam implantados, mas não tiveram vida longa. Por volta dos anos 80 às linhas diretas de São Paulo a Goiânia  se extinguiram por falta de passageiros. As linhas férreas de Goiás foram perdendo sua funcionalidade. Por exemplo, o trecho entre Monte Carmelo, Três Ranchos, Ouvidor e Catalão foi inundado para a construção da Usina Hidrelétrica de Emborcação, no Rio Paranaíba. Em 1976 esteve em Goiânia o instituidor do sistema de transportes urbanos de Curitiba, Jaime Lerner (depois prefeito daquela cidade e governador do Paraná). O objetivo de sua visita era assessorar a implantação do sistema de transporte integrado de ônibus em Goiânia. Em uma das reuniões, ele teve de ouvir, de um técnico goiano, a ideia de que deveriam ser retiradas das zonas urbanas de Goiânia a estação ferroviária e a estrada de Imagem relacionadaferro, por serem incompatíveis com o padrão arquitetônico das modernas capitais desenvolvidas. Ele se esqueceu de que a maioria dos países de economia desenvolvida possui metrôs e ferrovias urbanas. Na época de sua inauguração, Brasília era a maior capital, no mundo, sem estrada de ferro. Os trechos que sobraram em Goiás são utilizados para o transporte de cargas. Em junho de 1983 os trens de passageiros foram desativados, mas por pressão política voltaram a circulares duas vezes por semana. Mas em 7 de junho de 1987 a morte acabou oficialmente decretada: foi anunciado que no dia seguinte o último trem de passageiro de Goiás faria uma viagem, saindo de Senador Canedo. À partir de então, esse meio de locomoção foi extinto no estado, restando apenas, em Goiânia, a belíssima estação em "art. deco".